Greenfield x Brownfield x Grayfield: conheça os tipos de projeto

Os três principais tipos de projeto: greenfield, brownfield e grayfield têm muitas diferenças entre si. Conheça cada um deles.

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
29/6/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Há muitas formas de começar um projeto de construção civil. Três delas são: greenfield, brownfield e grayfield. Quer saber quais as características de cada uma delas? Continue lendo. 

O que é um projeto greenfield na construção civil?

Preparação de solo na obra Atacadão em Cabo Frio-RJ

Os projetos greenfield, como o nome em inglês sugere (campo verde), referem-se àqueles projetos em que o terreno ainda não recebeu nenhuma construção ou a demolição da construção anterior foi há muito tempo. Nesses projetos, é necessária uma atenção extra na preparação do solo. 

Os projetos greenfield são executados do zero. E, apesar de custarem mais caro, não dependem de demolição e permitem uma liberdade construtiva muito maior do que em projetos em que o terreno já recebeu uma edificação anterior. 

O que é um projeto brownfield na construção civil? 

Reforma na obra Assaí Atacadista em São Gonçalo-RJ

No caso dos projetos brownfield, já existe uma construção em andamento no terreno em que a obra será feita. Normalmente, a construção não está completa e há estruturas de ferro e aço expostas ou inacabadas. 

Os projetos brownfield são normalmente usados para expansões ou reformas. As vantagens estão na localização do terreno e no custo da obra, que deve ser menor já que há uma construção prévia no espaço. Por outro lado, pode existir a necessidade de reforço nas estruturas existentes e a liberdade construtiva torna-se mais limitada. 

Leia agora: Desafios do reforço estrutural: conheça as três soluções utilizadas pela Telmec em 2022

O que é um projeto grayfield na construção civil? 

Reforço para o piso da obra Assaí Atacadista em Brasília-DF

Os projetos grayfield se referem aos reforços, correções e readequações de espaços construídos e que estão, ou estarão, em atividade no momento. Por exemplo: a adequação de um banheiro para entrar nas normas de acessibilidade; a reforma de um espaço para transformá-lo em garagem, o reforço das estruturas para ampliar o peso suportado. 

Nesse caso, o custo varia conforme o tamanho ou a complexidade da adequação necessária. Em relação às vantagens, a principal é a possibilidade de reativar espaços inutilizados ou que pudessem colocar a segurança do local em risco. 

Greenfield x brownfield  x grayfield: qual projeto devo escolher para a  minha obra?

Tudo depende do projeto que se deseja executar. Na Telmec, executamos muitos projetos brown e grayfield, para ampliar espaços, melhorarmos as instalações de lojas antigas e transformá-las em novas. Nestes projetos, precisamos reforçar estruturas e repensá-las para oferecermos as melhores soluções de engenharia civil aos nossos clientes. 

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente