Desafios do reforço estrutural: conheça as três soluções utilizadas pela Telmec em 2022

Com tantas possibilidades de reforço estrutural na construção civil, é importante contar com consultoria especializada para definir o mais indicado para cada projeto, como é o caso do time da Telmec

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
8/6/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Mesmo com muitas normas, nada é padrão na construção civil. A cada obra, uma solução de engenharia diferente é empregada para que o ambiente fique seguro, nivelado e atenda todas as necessidades de carga determinadas pelo cliente. O reforço estrutural é uma das etapas mais importantes em uma reforma de grandes espaços, como o caso de boa parte dos projetos da Telmec neste ano. A escolha técnica pode impactar em prazo, custo e complexidade da obra. Quer saber mais? Acompanhe no texto. 

Como saber qual o melhor reforço estrutural para cada obra? 

Conversamos com o nosso diretor de engenharia, Luiz Mandello, sobre as diferentes possibilidades de reforço estrutural. Para definir a melhor solução, é importante considerar muitos fatores, como: 

Na Telmec, a equipe é preparada para sempre oferecer a melhor resposta técnica ao cliente. O ano de 2022 terá, além de obras novas erguidas totalmente do zero, reformas de prédios que já eram utilizados para supermercados e que agora precisam ser reestruturados para receber uma carga muito maior de um atacadista. Algumas destas edificações são mais antigas e foram erguidas em terrenos com condições desfavoráveis. O reforço da estrutura, neste cenário, se torna um grande desafio. Entre as soluções escolhidas para os projetos deste ano, temos pelo menos três tipos em andamento: concreto armado, concreto protendido e fibra de carbono. 

Reforço estrutural em Fibra de carbono

Embora não seja uma solução nova, a fibra de carbono é inovadora para a construção de grandes estruturas no Brasil. Isso porque é mais cara, importada, conta com poucos distribuidores e poucos especialistas para executá-la nas obras. 

Neste ano, adotamos a fibra de carbono para reforço estrutural da obra de São Gonçalo (RJ) e Brasília Park (DF). No futuro, há a possibilidade de ampliar o uso desta solução em projetos executados pela Telmec. 

Obra São Gonçalo com as fibras de carbono. O ambiente, que já tinha um pé-direito baixo, poderia ficar com apenas 1,90m se outra forma de reforço fosse aplicada

Indicações da fibra de carbono para reforço estrutural

A fibra de carbono é uma placa muito fina aplicada sobre a laje existente,  indicada para os casos em que não há mais espaço para instalação de concreto dentro da norma de pé-direito ideal (2,25m).  

Também pode ser utilizada nos espaços que dependam de grande reforço estrutural, o prazo seja apertado e o orçamento possa cobrir os custos. Em uma matemática simples, o valor investido neste tipo de reforço pode ser até duas vezes maior do que o de concreto convencional. Mas essa não pode ser uma conta simplista: nossa equipe de engenharia, junto com o cliente, considera outros fatores como a segurança, o menor tempo para entrega do projeto e até mesmo a possibilidade de aumentar posteriormente a carga exercida.

Vantagens da fibra de carbono: 

Reforço estrutural em concreto armado

Essa é a estrutura mais utilizada na construção civil. Além de ser mais econômica do que as demais, não há risco de falta de material e há mais oferta de mão-de-obra por envolver menor complexidade de execução. 

Entre as obras já iniciadas em 2022, temos como exemplo de uso do concreto armado no reforço estrutural as obras da Asa Norte (DF) e a do Aeroporto (SP).  

Indicações do concreto armado para reforço estrutural

se houver folga nas cargas de fundação ou, se o peso financeiro no orçamento total for significativo, esta forma de reforço estrutural pode ser recomendada pela engenharia. Além disso, se o pé direito é alto e não houver problemas em reduzi-lo, o concreto armado pode ser a melhor escolha técnica. Além de que pode ser conjugada com reforços em fibra.

Obra Asa Norte receberá o reforço de concreto armado. Os espaços entre as vigas eram menores e não comportariam outra forma de reforço. 

Vantagens do concreto armado: 

Reforço estrutural em concreto protendido

O concreto protendido conta com cabos de protensão, que reduzem a taxa de aço do concreto para mesma carga. Além de que possibilita ajustes em sua protensão no futuro para acréscimos de cargas. A obra de reforma da Barra da Tijuca, inaugurada em 2021, contou com o concreto protendido como solução para reforço estrutural

Em 2021, a obra Barra da Tijuca recebeu o cabeamento de concreto protendido. O espaço tinha grandes vigas que poderiam receber essa forma de reforço.

Indicações do concreto protendido para reforço estrutural

O concreto protendido pode ser usado em espaços que contem com vigas maiores, que possam suportar o cabeamento. É importante considerar que esse material precisa ter espaço para trabalhar. 

Além disso, é interessante em obras que a necessidade de carga atual seja diferente da expectativa de carga. No caso do concreto protendido, há a possibilidade de protender, ou "esticar", os cabos e elevar as possibilidades de carga do empreendimento. 

Vantagens do concreto protendido

Informações importantes

Consultoria técnica: Engenheiro Luiz Mandello

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente