Tecnologia na construção civil: como ela favorece o mercado?

Drones, planejamentos 3D, concreto inteligente: esses são alguns dos exemplos do uso da tecnologia na construção civil

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

Se pedissem para alguém descrever o trabalho da construção civil, dificilmente o termo "tecnológico" seria uma das escolhas para caracterizar esse serviço. Mas o setor tem cada vez mais buscado o suporte das tecnologias para avançar e enfrentar os principais desafios. Conheça alguns exemplos do uso da tecnologia na construção civil. 

Tecnologia na construção civil: uma revolução

Se a invenção da roda foi a principal propulsora da existência da construção civil em 3.500 a.C., a Indústria 4.0 é a principal responsável pelo avanço e pela redução do trabalho braçal nos canteiros de obras. 

A Indústria 4.0 é considerada a quarta revolução industrial e é o momento em que as máquinas são aprimoradas para servir cada vez mais aos humanos. Aqui, a segurança, a agilidade e a redução do impacto ambiental são os pontos principais. 

Vantagens da tecnologia na construção civil

Exemplos de uso da tecnologia na construção civil

Bioconcreto

O material mais utilizado na construção civil tem a vida útil aumentada com o bioconcreto. O material, que também é chamado de “concreto inteligente” e de “concreto vivo”, é a mistura de concreto convencional com agentes de cura.

São bactérias que se alimentam de lactato de cálcio e permanecem dentro de cápsula de plástico biodegradável. Se o concreto sofrer infiltrações, a água desperta as bactéricas, que preenchem o espaço rachado. 

Pré-moldados ou pré-fabricados

Os produtos pré-moldados, feitos fora do canteiro de obras, usam a tecnologia e soluções de logísticas para reduzir o tempo de entrega das obras. Além disso, esses produtos também reduzem os resíduos das obras e podem ser reaproveitados. 

5 vantagens da estrutura metálica

Drones

Os robôs que voam, controlados por humanos, ajudam a mapear a obra por inteiro. Além disso, a altura que o objetivo alcança permite que problemas em espaços altos, como telhados, sejam identificados previamente sem a necessidade de expor um funcionário aos riscos do trabalho em altura, ampliando a segurança e os planos de ação para o reforço ou conserto. 

Imagem feita por drone da obra Assaí Atacadista em Macaé-RJ

Building Information Modeling (BIM)

O BIM, em português Modelagem da Informação da Construção, é uma nova forma de apresentar o projeto aos clientes. Em vez de uma representação 2D, essa modelagem é 3D, o que facilita o entendimento sobre o que e como será feito. 

Modelagem 3D criada para a obra Unilogística na Pavuna-RJ

Com o método BIM, todas as áreas podem trabalhar em um mesmo projeto, o que aumenta a integração. Além disso, permite a antecipação de falhas, ter uma visão ampla do projeto e melhorar o controle das ações. 

Realidade Virtual (RV)

As empresas de construção civil, sobretudo as que produzem em modelo B2B, têm ampliado o uso de realidade virtual para tornarem os projetos ainda mais tangíveis para os clientes. Semelhante ao método BIM, os clientes podem usar óculos de RV e simularem um passeio pelo empreendimento que ainda será construído.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente