Financiamento para construção de BigBox: como funciona?

Você sabia que há como construir uma loja que atenda todas as necessidades da empresa sem mexer no capital dela? Conheça as modalidades de financiamento para construção de lojas de supermercado ou atacado

Análise de mercado
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

Construir uma loja toda personalizada, que atenda as necessidades do negócio e que funcione da melhor forma é o sonho de toda empresa do setor de atacado e varejo. Mas, nem sempre há capital o suficiente para isso. Nós identificamos essa oportunidade para muitos clientes e então, passamos a nos especializar em estruturar  o financiamento para construção de BigBox. Continue lendo para entender. 

Quais as vantagens de recorrer aos financiamentos?

Modalidades de financiamento para construção de supermercados e atacados

Há três principais modalidades de financiamento para construção de supermercados e atacados: 

LEIA TAMBÉM: Prospecção de terrenos é um diferencial da Telmec

BTS

Em inglês, Built-to-suit (construir para servir ou fazer para caber), o conceito BTS é o de que a empresa decide que precisa de um imóvel com determinadas características e ele será construído para isso. Sem adaptações.

A empresa que opta por esse modelo de construção e precisa de financiamento tem algumas opções: 

  1. o fundo de investimentos compra o terreno de um terceiro, constrói e a empresa aluga do fundo
  2. o fundo de investimentos aluga o terreno de um terceiro, constrói a loja e faz um contrato em sociedade com o dono do terreno
  3. a empresa é dona do terreno, o fundo paga a construção e ao fim do pagamento, a empresa passa a ser dona do terreno e do imóvel 

SLB

A sigla em inglês SLB significa Sale lease back (vender e locar novamente). A ideia é que a empresa, dona do terreno, construa - com o próprio dinheiro - a loja da forma que necessita. Depois, vende a loja para o fundo e aluga esse imóvel. 

Assim, a empresa consegue melhorar o caixa ou construir novas lojas com esse valor. Normalmente, as empresas usam essa estratégia para expandir de forma rápida. 

Direito de superfície

Nesta modalidade de financiamento, o dono do terreno quer dar uso a ele, mas não quer participar da construção da loja. Então, ele aluga o terreno para o fundo, que constrói e subloca para a empresa. É a forma menos usual entre as três modalidades. 

Como a Telmec pode ajudar empresas a encontrarem financiamento para construção de supermercados ou atacados?

O papel da Telmec é aproximar as empresas que desejam construir dos fundos que buscam empresas para investirem. De forma não remunerada, a Telmec ajuda a mapear os fundos de investimento, analisar a viabilidade construtiva do terreno ou da região e colocar as duas empresas em contato para poderem dar andamento na construção. 

Acreditamos que atender bem aos nossos clientes é facilitar o processo de tomada de decisão, fomentar viabilidade do negócio e tornar a obra que iremos executar o mais lucrativa possível, em menor espaço de tempo. 

*Consultoria para o texto: Ivan Moreira e Leonardo Soares, desenvolvedores de novos negócios da Telmec

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente