Tendências da engenharia civil em 2024: o que esperar do setor

Destacamos 5 aspectos para prestar atenção no mercado da engenharia civil este ano. Confira!

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
24/1/2024
Download versão PDFAcessar link externo

A engenharia civil é um setor que está em constante evolução, acompanhando as mudanças tecnológicas e sociais. Em 2024, não será diferente. As tendências que estão surgindo, em meio à era digital que estamos vivendo, está revolucionando a forma como a construção civil é realizada.

Principais tendências

1. Uso de tecnologias avançadas

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na transformação da engenharia civil. No ano passado, testemunhamos a ascensão dessas inovações, e em 2024, espera-se um aumento significativo no emprego de tecnologias como inteligência artificial (IA), realidade aumentada (RA) e modelagem digital da informação da construção (BIM). Tais avanços têm o potencial de aprimorar a eficiência, a produtividade e a segurança nas obras.

2. Construções modulares e offsite

As construções modulares, utilizando módulos pré-fabricados, representam uma abordagem mais rápida, eficiente e sustentável em comparação com os métodos tradicionais. A construção modular e offsite oferece uma resposta à escassez habitacional, à falta de mão de obra na construção e é impulsionada pelos avanços tecnológicos. Prevê-se um crescimento significativo nesse tipo de construção em 2024, especialmente em projetos de pequeno e médio porte..

3. Soluções para desafios climáticos

Em 2023, as mudanças climáticas deixaram evidente um problema climático que o Brasil enfrenta, como as fortes chuvas e ondas de calor. O setor de construção civil está respondendo com soluções, antecipando um aumento na demanda por edifícios mais robustos e resistentes. Espera-se que haja uma ênfase em sistemas de drenagem e impermeabilização eficientes para lidar com inundações, bem como a integração de sistemas de energia renovável e eficiência energética para reduzir a vulnerabilidade a cortes de energia.

4. Crescimento do mercado de reformas

O mercado de reformas está experimentando um aumento significativo, impulsionado pela busca por imóveis mais confortáveis e eficientes, aproveitando estruturas já existentes. Em 2024, é previsto um aumento na demanda por serviços de engenharia civil especializados em reformas e retrofits.

5. Sustentabilidade
A sustentabilidade tornou-se uma preocupação premente na sociedade, refletindo-se também na construção civil. Em 2024, destaca-se a ênfase em construções eficientes, que fazem uso de materiais sustentáveis em termos de consumo de energia e recursos, contribuindo para um ambiente mais amigável.

As tendências da engenharia civil em 2024 delineiam um futuro mais eficiente, sustentável e seguro para o setor. Os profissionais que se adaptarem a essas tendências estarão bem posicionados para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Na Telmec, mantemos um constante monitoramento das demandas do mercado, assegurando-nos de oferecer as soluções mais inovadoras e eficazes.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente