Rebaixamento de lençol freático: quando utilizar em obra de engenharia

A técnica foi necessária para agilizar o trabalho de escavação e execução nas fundações da obra de Cabo Frio, no litoral do Rio de Janeiro

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
27/7/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Um cenário paradisíaco, à beira de um mar azul profundo numa das praias mais famosas do litoral fluminense, vai receber uma grande loja da rede Atacadão. A proximidade com o mar, embora deixe a paisagem muito mais bonita para os futuros clientes (e até mesmo para os nossos operários), trouxe também um desafio de engenharia para a equipe Telmec e nossos parceiros. 

Por conta da proximidade do terreno como mar e em função dos dados apresentados nas sondagens, durante as escavações para a execução  das fundações na área das docas, foi confirmada a presença do lençol freático, inviabilizando a escavação e execução das fundações sem a inundação e carreamento do solo.Nosso diretor de obras, André Wolguemuth, explica que seria inviável esgotar essa área sem empregar uma tecnologia específica. A solução: fazer o rebaixamento temporário do lençol freático. 

Obra para rebaixamento de lençol freático no canteiro em Cabo Frio - RJ

O que é o rebaixamento do lençol freático tipo “Well Point”?

Trata-se do sistema mais simples de rebaixamento e o mais utilizado. É empregado para qualquer tipo de solo e rebaixamento do lençol d’água até profundidades de 4 a 6 m. São instaladas ao redor da área a rebaixar, ponteiras drenantes ligadas a tubos de subida que são conectados aos tubos coletores que circundam a área.
Esses coletores chegam até os conjuntos (bomba de vácuo e bomba centrifuga) que recalcam a água recolhida do subsolo para fora da área a rebaixar. Para grandes alturas de rebaixamento podem ser instalados novos estágios de ponteiras ou a execução de sistema de poços profundos.

Rebaixamento do lençol freático exige equipe especializada e análise do solo

Assim como a escolha do tipo de fundação depende diretamente da análise do solo na região em que se pretende construir ou reformar uma grande estrutura, as condições do terreno também de terminam se é necessário fazer o rebaixamento do lençol freático e qual a melhor técnica de execução. 

Para evitar qualquer tipo de dano,tanto ao meio ambiente quanto à estrutura de edificações vizinhas ao empreendimento, o melhor caminho é firmar parceria com empresas especializadas de alta qualificação, como foi o caso da Tengel Engenharia em nossa obra de Cabo Frio -RJ. 

Vantagens do rebaixamento do lençol freático

 

Consultoria para o texto: Eng. André Wolguemuth 

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente