Raio-x de obra: o solo foi o maior desafio na obra do Assaí Atacadista de São Gonçalo

Com mais de 15 mil metros construídos, a equipe da Telmec precisou fazer intervenções importantes no solo do terreno para o sucesso da obra

Obras concluídas
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

A paisagem de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, é incrível. Desde dezembro de 2021, esse cenário acolhe o novo Assaí Atacadista - construído pela Telmec. O espaço já abrigou duas fábricas - uma da marca Coqueiro e outra da Camil - e foi transformado em 200 dias para receber uma nova loja da gigante da rede. 

Raio-x de obra: Assaí Atacadista de São Gonçalo-RJ

O terreno disponível para a construção tem mais de 32 mil metros quadrados. Mas lá atrás, antes de receber as construções das fábricas, o lugar era um mangue, o que tornava o solo instável. Durante a construção do Assaí, foi constatado um lençol freático com 1,5 metros de profundidade. 

A instabilidade do solo foi o maior desafio da obra do Assaí Atacadista de São Gonçalo. O local tem um córrego seguido de águas pluviais, o que trouxe dificuldades na drenagem e no desvio. Após a escavação para o desvio, houve um período de chuvas na cidade e tornou a construção ainda mais difícil, porque houve um retorno de água para a tubulação existente.

Outra dificuldade referente ao solo foi a compactação. Mesmo com mistura de solo de outro local, o terreno tinha aspecto de borracha e foi necessário retirar toda a terra com material orgânico, colocar rachões e BGS para compactação. Com isso, foi possível estabilizar o solo e prosseguir com a obra na região da doca baixa, da câmara fria e da área técnica.

Nossa equipe encontrou dificuldades no solo que se apresentava borrachudo e tinha um lençol freático de 1,5 metro de profundidade. 


Seguido as normativas, foi utilizada brita para o afastamento do canal existente. Com objetivo de atender a metragem quadrada de permeabilidade, uma parte do piso do estacionamento foi realizada em concreto drenante, que ainda garante que a água escoe para o solo e evite acúmulo.

Para a execução da obra de 15 mil metros quadrados de área construída, foram necessárias 845 estacas-hélice para o piso estaqueado e 266 para a fundação. 

Raio-x da obra: números do Assaí Atacadista de São Gonçalo-RJ

200 dias de obra

Área do terreno: 32.245,54 m²

Número de estacas de fundação: 266 (estaca-hélice)

Área de estrutura metálica: 14.090 m²

Número de peças metálicas: 27.930 peças

Peso de estrutura metálica: 325.805 kg

Número de peças pré-moldadas: 113 placas de fechamento lateral e 89 pilares

Número de vagas de estacionamento: 439


Consultoria para o texto: Eng. Nathan Caluete


Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente