Raio-x de obra: soluções de engenharia na construção de Pão de Açúcar Roberto Marinho

A localização do novo Pão de Açúcar em São Paulo desafiou a nossa equipe, que empregou diversas soluções de engenharia para dar andamento à obra

Obras concluídas
Publicado em:
23/12/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Nós amamos as obras desafiadoras! Elas renovam nossos conhecimentos e nos dão oportunidade de aplicarmos as nossas soluções de engenharia e de criatividade. Esse foi o caso da obra do Pão de Açúcar, em São Paulo.

Desafios da obra Pão de Açúcar Roberto Marinho

Um dos principais pontos desafiadores foi a localização da obra. Por estar em um espaço essencialmente residencial e de grande fluxo de veículos, a logística para entrega e estoque de materiais se tornou mais difícil. 

Para solucionar, nossa equipe seguiu o planejamento de obra e recalculou as atividades dia após dia. Assim, conseguimos vencer os empecilhos e executar a construção dentro do prazo contratado. 

Solo

O solo do terreno trazia características que demandavam diferentes soluções de engenharia, por ser composto por turfa orgânica (material orgânico formado pela decomposição de vegetais, que não agride o meio ambiente) e ter a presença de lençol freático. 

CONFIRA: Rebaixamento de lençol freático: quando utilizar em obra de engenharia

Foram instaladas mais de 150 estacas de fundação em hélice contínua para que o solo pudesse suportar os maquinários e, mais tarde, o fluxo de pessoas e veículos na loja.

Estrutura

Após o reforço de solo, começamos a montagem da estrutura. Para isso, usamos mais de 750 peças pré-moldadas, que incluem: pilares, vigas e lajes. Pelo peso e quantidade, um guindaste de cem toneladas foi usado para fazer o içamento das estruturas.

Guindaste usado para içar as peças da estrutura do Pão de Açúcar Roberto Marinho

Com isso, nossa equipe conseguiu maior segurança e eficácia na montagem dos espaços e reduziu a possibilidade de vãos entre as estruturas, além da necessidade de movimentação contínua de maquinário no canteiro.

Para as docas, usamos piso estaqueado, geogrelha (mantas sintéticas que ampliam a resistência e a tração do piso), argila, concretagem com fibra de alta resistência. Assim, os caminhões e veículos pesados poderão transitar sem riscos para a estrutura. 

Raio-x de obra: números do Pão de Açúcar Roberto Marino

Tempo de entrega: 195 dias

Área do terreno: 8.033,67 m²

Área de cobertura: 2.350 m²

Fundação: 154 estacas e 78 blocos

Número de peças metálicas: 18.824

Número de peças pré-moldadas: 751

Vigas principais: 6

Piso interno: 3.183 m²

Piso externo: 2.083 m²

Piso estacionamento subsolo: 2.800 m²

Vagas de estacionamento para clientes: 149

* Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente