Raio-x da Obra: Desafios de montagem na construção do Assaí de Campo Grande

Montagem simultânea de lajes e estruturas metálicas, além de etapas realizadas no mesmo dia, foram soluções encontradas pela equipe Telmec

Obras concluídas
Publicado em:
10/11/2021
Download versão PDFAcessar link externo

Quando se fala em estruturas gigantes de metal, você consegue imaginar uma montagem feita no mesmo dia em que as peças chegam à obra? Foi a solução encontrada pela Telmec na construção do Assaí de Campo Grande, no Rio de Janeiro. No raio-x da obra, vamos explicar um pouco mais sobre esse processo e outros detalhes do empreendimento.


Assaí Atacadista em Campo Grande - RJ 


A loja comercial atacadista Assaí Campo Grande foi inaugurada em dezembro de 2020 com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, incluindo mezanino para o setor administrativo, laje técnica e rampas que dão acesso à extensão do estacionamento térreo para o 2º pavimento, composto por 6.200 metros quadrados de lajes pré-moldadas. No total, são 400 vagas para veículos. 


Na área de vendas, cerca de 6 mil metros quadrados de extensão formam um amplo espaço para os clientes fazerem suas compras com conforto e comodidade. A edificação recebeu um reservatório de aproveitamento de águas pluviais de 175 metros cúbicos, além de uma estação de tratamento de esgoto. Os fechamentos laterais foram executados em isotelhas e estrutura de cobertura metálica de 16 mil metros quadrados.

Uma obra com desafios específicos de montagem



A construção da loja Assaí Campo Grande exigiu métodos construtivos específicos devido às características do projeto. Entre os desafios encontrados durante a execução da obra, destaca-se a montagem simultânea das estruturas pré-moldadas e da cobertura metálica, que precisou ser realizada alternando os vãos de montagem das lajes com os das treliças metálicas de sustentação da cobertura. Somente dessa forma foi possível movimentar os guindastes e muncks utilizados durante todo o processo, sem diminuir a produtividade das frentes de serviço.


Além disso, a parcela de ocupação do empreendimento em relação ao terreno fez com que não houvesse espaço suficiente para o armazenamento de estruturas, fator que exigiu que a montagem fosse ainda mais eficiente e rápida. A partir da programação realizada semanalmente, as peças que chegavam nas cargas eram montadas no mesmo dia. Mais um desafio cumprido com agilidade e competência pelas equipes da Telmec. 


NÚMEROS DA OBRA:



* Consultoria para o texto: Engenheiro Nathan Caluete.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente