De um shopping a um atacado: transformação do novo Assaí Barra da Tijuca

O antigo Shopping Conviva agora é um Assaí Atacadista. E a Telmec fez parte desta transformação, que incluiu um super reforço na estrutura do prédio

Obras concluídas
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

Construir, reformar, solucionar, transformar, RESOLVER. Esses são alguns dos pilares da engenharia civil e são os verbos que movem a Telmec. Nos últimos cinco meses, estivemos envolvidos em um tipo diferenciado de obra: a reforma do antigo Shopping Conviva na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, para receber uma nova unidade do Assaí Atacadista.

Transformação do Shopping Conviva em Assaí Atacadista 


O novo Assaí Atacadista, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, tem um terreno de quase 30 mil metros quadrados. A obra imponente é fruto do trabalho da Telmec para reformar e encontrar as melhores soluções que dessem conta de transformar o antigo Shopping Conviva em um Assaí Atacadista. 


Nos 160 dias de obra, os principais destaques em nossa atuação foram os reforços na fundação e em toda a estrutura existente - pilares, vigas e lajes - para atender as demandas exigidas na dinâmica de um grande atacadista. Isso porque as necessidades estruturais de um shopping são bem diferentes das de um atacado: quando falamos da capacidade de carga, por exemplo, foi necessário triplicar o valor existente da antiga estrutura, chegando à três toneladas por metro quadrado.


Raio-x da obra: as soluções técnicas do Assaí Barra da Tijuca


A primeira etapa foi a fundação: nela, foi necessário fazer furos nas sapatas existentes para possibilitar a execução das estacas com a implantação do expander body, em um total de 332 estacas. Em seguida, foram realizados reforços das vigas e lajes. Para que o impacto fosse mínimo no pé direito, considerando que 90% da área construída recebeu reforços estruturais, optamos pela solução do concreto protendido. E, para finalizar a etapa de reforço, foi necessário aumentar a seção de 73 pilares.

Outro diferencial para a transformação do Shopping Conviva em Assaí Atacadista foi o uso de Alumínio Composto (ACM) em toda a fachada principal. Neste cenário, há uma faixa amarela iluminada e em alto relevo - a primeira loja Assaí Atacadista que conta com essas características. Na maioria das construções de grandes espaços do setor de atacados, a escolha é pela tradicional telha trapezoidal. 


E, como já era esperado, essa obra contou com grandes números de materiais utilizados e de estruturas criadas. Foram usados cerca de 4 mil metros cúbicos de concreto com microssílica e 100 toneladas de aço CA 50 para reforço estrutural da loja. Em relação aos pisos de concreto, foram feitos 27 mil metros quadrados entre loja e estacionamentos, que contam com 560 vagas.


Outro ponto que vale a pena destacar é que, como a câmara fria de 1,6 mil metros quadrados foi construída em laje, a Telmec optou pela utilização de resistências sob o piso. 


Números da obra:


* Consultoria para o texto: Eng. Lucas Fleury.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente