Conheça em detalhes o planejamento de obra da Telmec

Desde a negociação comercial até o pós-obra, a área de planejamento faz o acompanhamento físico e financeiro de cada projeto

Institucional
Publicado em:
24/11/2021
Download versão PDFAcessar link externo

Na vida e na construção civil, um projeto sempre começa pelo planejamento. Muitas vezes, ele precisa ser revisto ao longo do caminho. No entanto, é uma etapa fundamental para o sucesso de uma meta a ser alcançada. Aqui na Telmec, o planejamento de obra é tão importante que começa a atuar antes mesmo de um negócio ser fechado: quando o departamento comercial inicia a prospecção de terrenos e vai elaborar a proposta orçamentária para um cliente, a equipe de planejamento de obra participa para estimar os custos e o cronograma macro de execução. 


Hoje, uma equipe de 14 pessoas trabalha na Telmec em duas frentes do planejamento de obra: o acompanhamento financeiro de todos os custos envolvidos, medições e recebimentos previstos em contrato; e o acompanhamento físico, que como o próprio nome diz é ter uma pessoa dedicada a cada obra acompanhando de perto a evolução da construção para que tudo saia dentro do orçamento previsto e do tempo estipulado. Esse é mais um dos diferenciais da Telmec: enquanto muitas construtoras fazem esse acompanhamento semanalmente, aqui o olhar (e os cálculos) são diários. Só assim é possível cumprir, com respeito ao cliente, o tripé tão importante para a nossa empresa: preço, prazo e qualidade. 


Planejamento financeiro

Depois de assinado o contrato, a equipe de planejamento entra em ação com a controladoria da empresa para elaborar e fazer cumprir o cronograma de fluxo de caixa para a execução da obra. Neste momento do processo, são definidos os checkpoints de recebimentos e desembolsos que serão necessários. Durante os meses de construção, esse planejamento é constantemente revisto para encaixar eventuais imprevistos e adequar os custos à realidade do dia a dia do projeto. Ao final, depois da entrega do empreendimento, o setor ainda atua para fazer o balanço financeiro e apresentar à diretoria da Telmec. 


Nas obras contratadas no modelo turn-key - caso de todos os projetos da empresa nos quais o contrato prevê a responsabilidade total desde o início dos trabalhos até a entrega das chaves - não é necessária uma prestação de contas ao cliente diretamente. Mas o acompanhamento criterioso garante não só a viabilidade econômica dos projetos executados, como o estabelecimento de padrões para futuros negócios. Na Telmec, o planejamento inicial de um projeto na etapa orçamentária é realizado em poucos dias porque já temos um histórico de índices, além do knowhow reconhecido no mercado e uma curva de aprendizado ao longo das últimas três décadas. Isso nos dá segurança para prometer apenas o que podemos cumprir, em termos de prazo e qualidade de entrega. 


A importância do acompanhamento físico para o planejamento de obra


Na Telmec, o planejamento não é apenas uma 'visita' que passa pelo local para fazer as medições e conferir os gastos. Pelo contrário: nossa equipe de planejamento de obra faz parte do dia a dia daquela construção e consegue fazer um acompanhamento físico em tempo real de todas as etapas. Diariamente, calculamos as entregas realizadas e os gastos necessários para determinar se é necessário definir um plano de ação semanal para recuperar eventuais atrasos ou outros ajustes. Para a Telmec, esse acompanhamento precisa ser mais frequente por conta da velocidade de nossas obras.


O engenheiro Lucas Fleury, responsável pelo setor de planejamento de obra, explica que o cronograma é tratado como um pulmão na obra, em que atrasos considerados normais - como, por exemplo, os provocados por excesso de chuvas ou questões com fornecedores - possam ser compensados em etapas que podem ser executadas mais rapidamente. 


Em 2021, quando a Telmec realizou o maior número de obras de sua história, o setor de planejamento foi bastante exigido e precisou dobrar o tamanho da equipe. Graças à verticalização das obras, é possível manter o total domínio sobre todas as etapas de cada um dos 11 projetos desenvolvidos durante o ano.
O momento é desafiador, mas com o comprometimento de todos tem sido recompensador a cada nova entrega e inauguração. 


Consultoria para o texto: Engenheiro Lucas Fleury.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente