Raio-x da obra: Mercado Extra em Petrópolis

Imagine uma obra para reconstruir totalmente um prédio que pegou fogo, no meio de uma cidade serrana? Não precisa nem imaginar. Nesse texto, vamos te levar a conhecer mais de perto os desafios enfrentados pela Telmec durante a obra para o Mercado Extra, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), em Petrópolis-RJ.

Obras concluídas
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

Vamos começar com um pouco de contexto: em 2017, um incêndio destruiu as instalações do antigo Mercado Extra, bem no centro de Petrópolis.

Felizmente ninguém se feriu, mas o incidente marcou a população da cidade de 300 mil habitantes. Havia uma grande expectativa para a reconstrução e retomada da loja para atender os moradores.

Crédito da foto: Aline Rickly/G1.


Em janeiro de 2021, a Telmec assumiu a missão de erguer uma nova loja no mesmo terreno, com algumas características bem peculiares: foi preciso preparar uma operação logística especial tanto para a chegada de materiais quanto para a própria execução da obra, considerando que toda a área do terreno seria ocupada. Os 4.200 metros quadrados de área construída seriam divididos em três pavimentos: no subsolo, toda a área técnica e parte administrativa; no térreo, a área de vendas; e no primeiro piso, o estacionamento. A doca, neste caso do Mercado Extra, foi construída semienterrada.

Por conta das condições do solo característico de Petrópolis, a Telmec precisou utilizar dois tipos de fundações: estaca hélice contínua e estaca metálica (bate-estaca). Além das próprias fundações, as mesmas soluções técnicas foram adotadas para diversas contenções, que ainda contaram com o reforço de técnicas de concreto projetado, painéis moldados in loco e muro de arrimo (painéis pré-moldados).


Outra curiosidade desta obra é que todo o empreendimento foi executado em estrutura metálica, desde os pilares até a cobertura, em mais um projeto de sucesso da Superaço.

Números importantes da obra do Mercado Extra em Petrópolis: 

O Mercado Extra também foi a primeira loja desta bandeira a ser construída do zero pelo Grupo GPA e uma prova da confiança do mercado na capacidade técnica da Telmec para encontrar soluções de engenharia audaciosas, com o menor tempo de execução possível e dentro do orçamento previsto.

"Só temos a agradecer pela parceria com o Grupo GPA, que depositou confiança em nós, foram muito abertos a todas as nossas sugestões e o resultado foi maravilhoso.", resume o comercial da Telmec, Ivan Moreira.

Junto à loja do Mercado Extra em Petrópolis, também foi inaugurado no mês de junho de 2021, um painel artístico realizado pelo artista local Rodrigo Doug. 

Mural pintado pelo artista local, Doug.

Na cerimônia de entrega da loja, a Diretora de Operações do Mercado Extra, Christiane Cruz, reforçou o profissionalismo da Telmec:

"Foi realizado de fato um trabalho de time, de equipe, que contou com obstáculos, e estamos muito satisfeitos com o que construímos juntos".

* Consultoria para o texto: Engenheiro Lucas Fleury e Engenheiro Nathan Caluete.

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente