Logística e armazenagem no agronegócio: um desafio para o setor

Responsável por 27% do PIB brasileiro, agronegócio tem alta demanda por áreas de secagem e armazenamento de grãos

Análise de mercado
Publicado em:
27/4/2022
Download versão PDFAcessar link externo

O agronegócio é o motor do Brasil. 27% do PIB do Brasil vem desse setor e só a soja, considerada o ouro verde, gerou cerca de R$ 400 bilhões de valor bruto de produção em 2021. Com alta produção e produtividade, é preciso ter onde armazenar e meios eficientes para distribuir os estoques de grãos, por exemplo. Isso sem contar os produtos finais nos quais muitas cooperativas estão apostando, como leite UHT ou vegetais congelados. 

Em 2022, estima-se que o agronegócio brasileiro tenha produção recorde. A cada ano, aumenta em 10 milhões de toneladas de grãos, de acordo com dados da Câmara Setorial de Equipamentos para Armazenagem de Grãos. E claro, existe o risco de faltar espaço para tanta produção. 

Desafios da armazenagem no agronegócio

Para a armazenagem de grãos, é preciso um espaço amplo, seco, com possibilidade de ventilação, espaço de circulação de máquinas e um piso que comporte o peso concentrado. 

Por ser uma edificação tão específica, se torna um desafio para o agronegócio. Principalmente, considerando as necessidades logísticas do setor. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apenas 20% dos armazéns que poderão receber os grãos estão próximos às lavouras. 80% deles estão em zonas urbanas, próximos a portos ou a áreas industriais. 

O agronegócio produz a cada ano 10 milhões de toneladas a mais de grãos. 


A Telmec resolve

Especialista em construção de grandes estruturas, a Telmec pode auxiliar as cooperativas e os produtores de grãos na construção de armazéns para suprir as necessidades da armazenagem no agronegócio. Conheça o nosso trabalho

*Consultoria para o texto: Ivan Moreira, desenvolvedor de novos negócios da Telmec

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente