Centros logísticos: um mercado que cresceu na pandemia

Veja como a Telmec faz parte desse movimento de expansão dos centros logísticos.

Análise de mercado
Publicado em:
21/4/2024
Download versão PDFAcessar link externo

Durante a pandemia de Covid-19, as vendas relacionadas ao e-commerce dispararam. Com a aposta dos consumidores na compra de produtos de forma on-line, devido à praticidade e o custo, um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) trouxe dados expressivos: só em 2020, o faturamento desta área foi de R$ 145 bilhões, 61% a mais que em 2019.

Como tudo na economia funciona em efeito dominó, o mercado de centros logísticos ou centros de distribuição (CDs) se beneficiou diretamente por esse aquecimento. Com estruturas preparadas para atender diversos tipos de mercadorias e mais do que uma única empresa, os centros logísticos oferecem a grandes e médios empreendimentos locações com valor mais em conta, uma vez que despesas como água, luz, energia elétrica e segurança são divididas entre os “condôminos” que fazem parte destes centros, diferentemente dos casos em que as empresas constroem ou alugam um galpão individual.

Vantagens dos centros logísticos

Os centros logísticos concentram as atividades associadas ao transporte, armazenagem de cargas e distribuição de mercadorias, tanto para o varejo quanto para o atacado. Essa centralização do estoque facilita tanto para as companhias, por possuírem o potencial para realizar entregas em menos tempo para todo o país e o trânsito internacional, quanto para os fornecedores que concentram envios para um único ponto. Em abril deste ano, a Amazon anunciou entrega para o mesmo dia para cidades próximas a centros logísticos de distribuição. Já o Mercado Livre, forte concorrente na briga pela entrega mais rápida, pretende construir mais dois CD's no modelo fulfillment, quando parceiros podem usar o espaço para armazenar suas mercadorias.

Os locais dos CDs também são estratégicos, geralmente próximos às rodovias que ligam várias cidades e/ou estados, justamente para proporcionar uma logística mais eficiente.  Além disso, os centros logísticos possuem a capacidade de agregar valor à cadeia de suprimentos e, por consequência, contribuir no desenvolvimento das atividades econômicas.

Centros logísticos construídos pela Telmec

A Telmec faz parte desse movimento de expansão dos centros logísticos. Um dos nossos clientes é a Unilogística, para quem estamos construindo uma obra de 42 mil metros quadrados, divididos em 8 armazéns com toda a estrutura administrativa de escritórios - além das áreas comuns do condomínio - na Pavuna-RJ. A entrega está prevista para outubro de 2021.

Em 2019, a Telmec também entregou o Centro de Distribuição do Assaí em Mesquita-RJ. Com capacidade para 6 mil paletes e 8 mil metros quadrados, o CD de perecíveis, resfriados e congelados, é o único do estado do Rio de Janeiro, responsável por abastecer todas as unidades da região.


Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente