Construção de estacionamento: conheça as características de engenharia desses espaços

Bons estacionamentos são, muitas vezes, o diferencial de espaços do atacado e do varejo. Por isso, na etapa de construção, merecem uma atenção especial.

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
27/4/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Ficar horas rodando para encontrar um estacionamento, precisar andar muito com as sacolas ou até mesmo, ter que deixar o carro longe do estabelecimento são situações que todo mundo já passou, né? Por isso, o varejo e o atacado têm dado tanta importância para esses espaços em suas construções. Ao encontro dessa demanda, a Telmec oferece soluções de engenharia para que os estacionamentos de nossas obras sejam entregues com excelente qualidade.

O que precisamos considerar em uma construção de estacionamento?

Fluxo e peso

Para fazer a pavimentação dos estacionamentos, é essencial considerar o fluxo e o porte dos veículos que passarão por ali.

O estacionamento de um galpão industrial precisa suportar cargas maiores do que o estacionamento de um supermercado, por exemplo. Em atacados, as vagas devem ser mais espaçosas, pelo volume das compras feitas por lá. 

Diferença entre área aberta e área coberta

Outro ponto importante é a característica do acabamento do piso: em áreas cobertas, a preferência é para o acabamento polido, que facilita a limpeza. Já em áreas abertas, os pisos das vagas costumam ter acabamento poroso ou vassourados. Isso porque é importante que as superfícies não fiquem escorregadias quando expostas à chuva. 

Em vagas abertas, é necessário também fazer a impermeabilização do piso, para aumentar a durabilidade do espaço e evitar acidentes. Além disso, deve-se usar materiais que permitam a dilatação do concreto sem haver fissuras ou quebras. 

Acessibilidade

A acessibilidade é fator essencial em um estacionamento. Registro feito em obra realizada na Tijuca, no Rio de Janeiro.

Pela norma NBR 9050 e para o conforto de todos, é essencial que a acessibilidade seja respeitada em áreas de estacionamento. É preciso adicionar sinalização tátil, rampas de acesso, corrimãos, vagas especiais (que incluem idosos, cadeirantes e gestantes) e rotas acessíveis para todos. 

No princípio da acessibilidade, é preciso considerar quatro pilares: segurança e integridade física; independência, inclusão e qualidade de vida. 

Interferência urbana

As entradas e saídas dos estacionamentos e das garagens devem respeitar a rotina da área urbana em que a obra está localizada. O foco é a facilidade de acesso e a proteção dos motoristas e dos pedestres. 

A Telmec resolve

Em nossa história, já construímos mais de dez mil vagas de estacionamento. Todas entregues com a mesma qualidade e agilidade que oferecemos para nossas obras. 

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente