Conheça as características de construção de câmaras frias

A conservação dos produtos é essencial para evitar desperdício e as câmaras frias ajudam muito nessa questão. Por isso, a construção destes espaços exige características especiais

Engenharia e Arquitetura
Publicado em:
27/4/2022
Download versão PDFAcessar link externo

Se em casa já precisamos nos manter muito atentos quanto a conservação dos alimentos, imagine em um supermercado ou em grandes atacados? A temperatura de armazenamento dos produtos é essencial para mantê-los frescos e evitar que estraguem rapidamente. Por isso, é essencial a montagem de uma câmara fria que possa comportar as demandas de um grande estoque. 

O que é câmara fria? 

A câmara fria é um espaço para armazenar produtos que precisam ser conservados em baixa temperatura ou serem congelados. As câmaras frias podem ser refrigeradas entre 0°C e 18°C ou oferecer o processo de congelamento em temperatura abaixo de 0°C. 

Quais as vantagens de uma câmara fria?

Como é a construção de uma câmara fria?

As câmaras frias podem ser construídas de duas maneiras: de alvenaria ou com materiais pré-moldados. A segunda tem um tempo menor de construção, custo mais baixo e demanda menos esforço para manter o local com a temperatura ideal para a conservação dos produtos. 

Em estruturas já prontas, é preciso adaptá-la completamente para comportar as baixas temperaturas. 

Câmara fria construída pela Telmec para o Centro de Distribuição de Mesquita-RJ

O espaço precisa receber materiais isolantes que mantenham o ambiente bem vedado, comporte as baixas temperaturas e o vapor gerado no ambiente. É importante também ter cuidado na construção do piso porque, sem o material isolante nessa área, ele pode romper pelo extremo frio.

Outros pontos a serem considerados para aumentar a durabilidade do ambiente e diminuir o gasto com manutenções são: a quantidade de produtos que serão estocados no lugar e o local para direcionamento dos resíduos de degelo.

Em relação aos componentes, há evaporadores, essenciais para as características da câmara fria. Eles permitem a troca de calor no ambiente e podem resfriar desde um pequeno freezer até grandes frigoríficos. É necessário também o uso de condensadores e de fluidos refrigerantes, que ajudam a enviar o calor para o ambiente externo e fornecer as temperaturas baixas.

A Telmec resolve

A Telmec, por sua experiência na construção de supermercados e de atacarejos, tem know-how na construção de câmaras frias de diferentes dimensões e necessidades. 

Sem mais imagens na postagem
Contato

Quer colocar o seu projeto em prática? A nossa equipe está pronta para te atender.

+55 61 3245 2147
comercial@telmec.com.br
EQS 114/115 Conjunto A, Bloco 3 loja 47
Edifício Casablanca | Brasília – DF
CEP 70.377-400
Whatsapp Corporativo

Preencha os campos abaixo. A sua mensagem vai direto para a caixa de entrada do nosso time de atendimento. Ao concluir o cadastro, você declara estar de acordo com a política de privacidade da Telmec.

Muito obrigado! A sua mensagem foi enviada com sucesso.
Algo deu errado. Por favor tente novamente